Mudando o paradigma com Haskell

Aprender coisas novas é divertido. Para nós, desenvolvedores, aprender uma linguagem nova também será divertido e , com certeza, nos tornará melhores programadores.

Muitas pessoas se deparam com um problema e pensam como seria implementar a solução na linguagem de programação que está aconstumado. Porém não existe a linguagem ideal para todos os problemas, não existe a linguagem “bala de prata” (Vejam essa tradução).

Devemos saber aplicar a ferramenta certa para cada problema, e se só conhecemos uma linguagem, nunca saberemos se tem maneiras melhores de resolver algo.

Agora, falando de Haskell:

“Haskell é uma linguagem funcional, de concepção moderna, cuja base é a fundamentação matemática do cálculo lambda. Apresenta conceitos diferenciais como tipagem polimórfica, avaliação preguiçosa, funções de alta-ordem e sobrecarga de funções. Seu ambiente operacional se baseia em um esquema de carregamento de módulos que apresentam funções específicas com um amplo espectro de aplicações.” (Livro de Haskell)

Essa linguagem segue um paradigma de programação funcional e foi a linguagem que influenciou o Python. O Python é outra linguagem que venho me interessando bastante.

Outras linguagens que seguem a linha de programação funcional são ErlangR (estatística), Mathematica (matemática simbólica) J e K (análise financeira) e XSLT. Importantes influências na programação funcional foram o cálculo lambda, as linguagens de programação APL e Lisp, e mais recentemente ML.

Eu estive no DOJO SP e comentei sobre um problema que resolvemos com Haskell nesse blog. Interessante que o problema foi muito bom para entender e aplicar TDD.

O Phillipe Calçado escreveu um excelente post aqui. O Leandro Silva também escreveu um bem legal aqui.

Publicado em Dojo, linguagens. Tags: , , . 1 Comment »

Uma resposta to “Mudando o paradigma com Haskell”

  1. André Faria Gomes Says:

    Muito bom Ricardo.

    É importante que estejamos sempre aprendendo e encarando novos desafios. O aprendizado de novas linguagens de programação é sempre muito útil para nosso amadurecimento profissional.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: