1 ano de MAC OS

Início de um novo mês e o que isso me lembra?

Faz 1 ano que mudei de sistema operacional (Mac OS X). Na época estava na transição da versão Tiger para o Leopard. Hoje o que tenho a dizer é não volto nunca mais para o Windows!🙂 Aliás, ainda não me livrei dele pois uso windows no trabalho, mas espero que isso mude logo.

Hoje em dia não tem justificativa para ter medo de conhecer outros SOs. Afinal só podemos saber o que é melhor experimentando coisas novas. Não temos nada a perder com isso, só a ganhar em conhecimento (ou diversão).

 

Barreiras

Não quer fazer partições? Você usa algumas ferramentas que só rodam no windows e por isso não pode mudar? 

Podemos facilmente usar Windows dentro do Mac usando Parallels. Você pode também particionar facilmente usando Boot Camp. Tem outras alternativas com VMWare.  Mas na maioria dos casos não vai querer voltar mais para o  Windows.

Existe uma outra opção muito bacana para quem não quer mexer no Windows e quiser facilmente brincar com Linux. Chama andLinux. Funciona muito bem. O Fabio Akita comentou sobre isso nesso post Salvação para usuários Windows: andLinux!

O Mac não pega vírus!

 

Mitos

Existe imcompatibilidade com arquivos office do windows?

No Mac existe o iWork, que é bem melhor que o Office e você pode exportar em arquivos Office. Tem também um Office idêntico do Windows para rodar no Mac, que a própria Microsoft desenvolveu.

Ainda tem gente que acha que Mac é só para quem trabalha com imagens e design gráfico só por ser mais bonito. Além de mais bonito, o Mac é um Sistema Operacional completo, bem simples, leve e fácil de usar.

Num ambiente de trabalho, pastas podem ser compartilhadas por esses sistemas operacionais distintos. 

 

Quem tem a necessidade de comprar um notebook as vezes fica na dúvida de comprar uma máquina melhor com uma configuração mais baixa ou uma marca pior com uma configuração melhor. Eu não tenho dúvida, tenho um macbook com uma configuração que me atende plenamente e não vai me dar nenhum tipo de dor de cabeça durante anos. Hoje o preço de um macbook está bem mais acessível que a um ano a trás quando comprei.

No Brasil o Mac ainda não pegou tanto, mas no exterior é bem predominante nas casas das pessoas.

Para quem é desenvolvedor ou quem quer procurar aplicações para Mac, tem uma opção bem interessante chamada MacPorts

Você não pode morrer sem…

  • Criar um segundo usuário, ativar a troca de usuário, usá-la e ver o cubo girando.
  • Configurar o Dock para usar o “Efeito Gênio” e segurar o Shift ao apertar o botão amarelo da janela (minimizar).
  • Configurar o Dock para tamanho pequeno e ampliação máxima, enchê-lo de ícones e arrastar o cursor sobre ele. Vaaaai. E vooooooolta. Vaaaaaai…
  • Disparar uns 5 vídeos diferentes (open *.mpg), apertar F10 (Exposé do aplicativo) e ver e ouvir todos simultaneamente.
  • Apertar freneticamente o F9 (Exposé) para ver a dança dos pixels, quando estiver com duzentas e quarenta e sete janelas abertas.
  • Brincar de Zoom. Option-Command-8 liga, Option-Command-= aproxima e Option-Command– afasta. Ah, tem também o Command-Option-Control-8 que é legal.
  • Brincar de Zoom – O Retorno. Mais fácil ainda, segure o Control e gire a rodinha do mouse.
  • Fazer o descanso de tela (Screen Saver) rodar na sua mesa (Desktop), enquanto você trabalha:

nice -n +20 /System/Library/Frameworks/ScreenSaver.framework/Versions/A/Resources/ScreenSaverEngine.app/Contents/MacOS/ScreenSaverEngine -background

  • Instalar o port do Gimp que roda no X11, abrir umas 5 fotos nele e após tentar utilizá-lo por 15 minutos, perceber como você é feliz. 

Para finalizar tem um link bem interessante sobre Dicas de Mac, veja aqui.

Para quem se interessou sobre o assunto, segue um excelente artigo aqui.

Publicado em mac. 2 Comments »

2 Respostas to “1 ano de MAC OS”

  1. Ricardo Almeida Says:

    Pessoal,

    Só pra esclarecer, os comentários que não tiverem identificação não serão aprovados. Mesmo que seja um comentário relevante, eu não poderei aprovar. Grato!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: