Metodologia Ágil

Estava conversando sobre metodologias com um amigo, gerente de projeto da empresa o qual trabalho, e quando falei de Scrum ele se mostrou muito interessado no assunto. Porém fui surpreendido quando ele falou que conhecia outra metodologia, o famoso XP, e disse que se o Scrum for como o XP seria uma carta fora do baralho. Curioso em saber o porquê ele me disse que trabalhar em par é coisa de criança, e não tinha mais argumentos para falar sobre o XP. Então eu expliquei que tem o outro lado da moeda. Trabalhar em par possibilita a troca de conhecimentos da equipe e a codificação é revisada a todo momento. E para fazer críticas a uma metodologia temos que pelo menos entendê-la como um todo, e não por causa de uma ou duas regras dessa.

Muita gente ainda tem preconceito de metodologias ágeis pois acha que isso não vai pegar, mas por puro desconhecimento nem imagina que isso já pegou! No Brasil ainda não está muito difundido, mas acretido que o mercado está mudando. Grandes empresas já adotam essa metodologia, como por exemplo a Globo.com com alguns cases de sucesso. Mas por que estão adotando agilidade? Vejamos:

Os projetos atuais e tradicionais não estão tendo sucesso! Gantt Chart não funciona! Processos waterfall não funcionam! As fábricas de software não estão conseguindo cumprir os prazos porque esse modelo tem muitos problemas!

Esse gráfico é antigo, mas acredito que hoje ainda não esteja muito diferente. Ele mostra que apenas 16% tem sucesso e são entregues no prazo.

Muitos comparam a engenharia de informática com engenharia mecânica mas são engenharias completamente diferentes. Na informática a formula ( Progresso = Número de Pessoas / Número de Tarefas) não é verdade.

Um modelo em cascata, também conhecido como waterfall, tem o seguinte aspecto:

Já num modelo incremental essas fases devem ocorrer a todo tempo. Em curtos intervalos de tempo todas essas fases devem ser executadas e revisadas.

Muita gente diz que aplica RUP mas na verdade faz tudo waterfall. Passam meses fazendo páginas e mais páginas de documentação e entregam para desenvolvedores que precisam ler tudo, interpretar os textos e traduzir tudo em código. Sempre ocorre problemas de interpretação e geralmente nem tudo é lido antes de começar o desenvolvimento. Depois vem a frase conhecida do cliente “mas não era isso que eu queria”. Acontece que é difícil manter a documentação porque os requisitos mudam. As vezes o cliente descobre o que realmente queria depois que começa a usar o software, e o que mais vemos é trabalhos e re-trabalhos. Esses documentos, muitas vezes chamados de contrato, serão o alicerce de discussões entre clientes e prestadores. Vejam, eu não sou contra documentação e nenhuma das metodologias ágeis falam que não deve ter documentação! Documentação é importante, mas é mais importante o software funcionando do que o detalhamento de todos os escopos num documento. Melhor ainda se a documentação for executável para garantir que está refletida no código.

Por isso que surgiu as metodologias ágeis, por isso que surgiu o Scrum, por isso surgiu o Manifesto Ágil!

Comecei a utilizar técnicas do Scrum junto com técnicas de XP e obtive melhorias em meu trabalho rapidamente. Essas idéias ágeis formam um framework de processos que resolve a maioria dos problemas conhecidos, então por que não usar? Será que é muito difícil?

É claro que não é a certeza do sucesso, mas se a equipe for bem  qualificada e atenta, dificilmente ocorrerá desvios que possam prejudicar o andamento do projeto.

2 Respostas to “Metodologia Ágil”

  1. Metodologia Ágil na IBM? « Meu manifesto! Says:

    […] um tempo atrás eu falei sobre a importância de uma Metodologia Ágil, e a IBM não quer ficar para trás. Eles estão adotando internamente uma Engenharia de Software […]

  2. Collabtive: Um elegante gerenciador de projetos "web-based" | Profissionais TI Says:

    […] Ah! Em tempo… Collabtive não gera gráficos de Gantt nem nada do gênero. Até porque, como dizem alguns defensores do manifesto ágil, gráfico de Gantt não serve para nada […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: